A Itália autêntica está aqui, no salto da bota. Além de praias exuberantes, a região tem vilarejos lindos onde se come deliciosamente.
Banhada pelos mares Jônico e Adriático tem muitas paisagens diferentes e deslumbrantes. O destino é um dos locais mais procurados no verão europeu e aos poucos vem sendo descoberto pelos brasileiros.
Gastronomia
Come-se muito bem na Puglia, a culinária local é farta, simples e direta, sem muitos molhos ou artifícios.
Pela proximidade com o mar tem muitos peixes e frutos do mar, mas o orecchiette (massa que lembra uma orelhinha), embutidos, taralli (um tipo de biscoito) e burrata são onipresentes. Sempre regados a fartas doses do magnífico azeite local.
Os vinhos Primitivo são potentes, encorpados e bastante perfumados.
Cidades
A região é rica em pequenas cidades medievais, como Cisternino, Alberobello (a famosa cidade dos trulli), Locorotondo, Ostuni (a cidade branca), Lecce, Martina Franca, Polignano a Mare, Monopoli, Otranto, Bari, entre outras.
Se percam pelas ruelas e apreciem pelas janelas das casas as nonas preparando massas frescas, encantem-se com a arquitetura e com as belas vistas do mar.
Masserias
Masserias são as fazendas típicas da Puglia, antigas propriedades praticamente autossuficientes, da onde saem produtos tradicionais e autênticos como : vinhos, azeites, azeitonas, diversos tipos de queijos, latícinios e frios, carnes, verduras e frutas, sem contar os doces tradicionais .
Muitas das masserias foram transformadas em luxuosas hospedagens, com serviço e gastronomia impecáveis, sem ostentação, onde se pode ter uma legítima experiência pugliese.