A Serra Catarinense é um destino encantador para os amantes de vinho e gastronomia, região de baixas temperaturas e elevadas altitudes, condições ideais para a produção de excelentes vinhos.
As paisagens da serra são exuberantes e em meio à natureza estão vinícolas e vinhedos que podem ser visitados.
A família Francioni foi pioneira na região a contar com estrutura própria para produção de vinhos finos, com a Vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, onde cada detalhe encanta. A mesma família inova agora com mais uma vinícola, a Thera, um projeto ousado na cidade de Bom Retiro, onde já estão dois excelentes rótulos (Sauvignon Blanc e Rose).
Outro destaque da região é a vinícola Villaggio Bassetti, onde somos convidados a conhecer a sua história e o que os fez iniciar a produção de vinhos nas terras altas e rústicas de São Joaquim, acompanhando todo o processo, das videiras até a taça.
Perto dali está a Vinhedos do Monte Agudo, uma vinícola familiar localizada a 1280 metros de altitude, numa área de 52 hectares, sendo 6,2 hectares de vinhedos, onde de maneira informal as proprietárias recebem os visitantes como se estivessem recebendo amigos em casa. O local tem uma das mais belas vistas da região, repleta de morros e araucárias, paisagem que fica ainda mais bonita quando o sol está se escondendo no horizonte com uma fusão de cores dos raios do Sol com o céu. Uma experiência sensorial inesquecível que pode ser acompanhada de uma degustação dos premiados vinhos da casa, tábua de frios e pães, recebendo explicações sobre os vinhos, histórias e curiosidades.
Nossa dica para hospedagem é o charmoso Hotel Curucaca, cercado por belas montanhas e imerso na região serrana, encanta por sua arquitetura única, conseguindo despertar todos os sentidos de seus hóspedes. No bistrô do hotel são preparados pratos internacionais valorizando-se ingredientes locais, como pinhão, mel, truta e vinhos da região.
Uma experiência completa e inesquecível.