
Uruguai, nosso pequeno, acolhedor e saboroso vizinho, nos reserva agradáveis surpresas, desde sua elegante capital de atmosfera nostálgica, passando pelo interior com pitorescas paisagens de planícies cultivadas e pastos sem fim e seu charmoso litoral, ora rústico, ora badalado.
Tudo isso acompanhado de excelentes vinhos, azeites, queijos e restaurantes de primeira, indo da tradicional parrilla uruguaia até o melhor da cozinha internacional.
As opções de hospedagem são excelentes com exclusivos hoteis boutique e pequenas pousadas de charme, sempre privilegiando localização, conforto e gastronomia.
Montevidéu
Uma capital tranquila, de ares nostálgicos, com prédios históricos, praças e monumentos nas ruas da Ciudad Vieja. O tradicional Mercado del Puerto é parada obrigatória para quem visita a cidade e não dispensa um bom churrasco. No local existem diversas opções para se degustar a tradicional parrillada uruguaia.
Carmelo | Colonia del Sacramento
Percorrendo cerca de 180 quilômetros desde Montevidéu, está Colonia del Sacramento, um dos destinos históricos mais bem preservados da América do Sul, com suas ruas de paralelepípedos e carros antigos circulando pelo centro histórico, cidade que parece um cenário e tem boas opções de restaurantes, lojas, galerias… Seguindo viagem por mais uma hora chega-se à cidade de Carmelo, em uma região do Uruguai onde a produção de vinhos vem de gerações e o turismo está dando seus primeiros passos. A região não é a maior produtora de vinhos do país, mas sem dúvida é a mais pitoresca. Suas vinícolas estão longe de ser grandes empresas, são pequenos negócios familiares que têm produzido vinhos por diversas gerações.
Os turistas são atraídos não apenas pelos excelentes vinhos feitos principalmente com a uva Tannat, mas também pela encantadora atmosfera do local, por suas belas paisagens com vinhedos, campos com gados, flores silvestres. Uma espécie de Toscana em miniatura, onde o importante é viver bem.
A melhor forma de se hospedar na região é ficando em uma das exclusivas pousadas de charme, que possuem quantidade muito limitada de quartos e oferecem experiências únicas aos seus hóspedes, como piquenique em meio aos vinhedos, servido em grandes mesas de madeira, com produtos locais cuidadosamente preparados, como pães, queijos, geleias, salames e empanadas.
As vinícolas oferecem variadas opções de passeios conhecendo os vinhedos, a produção dos vinhos e claro, finalizando com deliciosas degustações.
Punta del Este
Badalada e cheia de turistas durante os meses de verão, a famosa Punta del Este nos reserva muito mais do que cassinos, baladas e mansões. A região guarda pequenos vilarejos como o povoado de Garzón, que parece uma cidade fantasma saída de algum um filme, mas que surpreende com um restaurante do badalado chef Francis Mallmann e com uma fábrica boutique de azeites e vinícola, a Colinas de Garzón, onde se pode ter uma experiência extraordinária, em meio a paisagens deslumbrantes, com passeio pelas oliveiras e pela fábrica, conhecendo todos os segredos desde a origem até a elaboração do azeite.
Na rústica praia de José Ignacio, o restaurante Parador La Huella é um lugar especial com uma excelente vista do oceano e deliciosos pratos criados com frutos que o mar lhe presenteia.
Seguindo até La Barra chega-se ao Fasano, hotel e restaurante, construído sobre uma colina rochosa com uma vista única da região. Os ambientes são espetaculares e se tornaram um dos destinos favoritos dos habitués. Vizinha ao Fasano, está Punta Lobos, onde de maneira informal os proprietários recebem os visitantes contando sua história e mostrando o processo artesanal de produção de um puríssimo “suco de azeitonas”.