Na cidade de Fortim, em uma área de 80 hectares com uma extensão de 1,5 km de praia, onde o rio se encontra com o mar, está o Jaguaribe Lodge & Kite, um hotel com projeto arquitetônico único e que transformou o turismo da “Rota das Falésias”, ou da Costa do Sol Nascente, como é conhecida entre os cearenses.
Com apenas 22 bangalôs, todos com vista mar, e construídos sobre palafitas para que a vegetação local e as dunas permanecessem intocadas, o hotel oferece uma experiência ímpar de privacidade, ecoturismo, sustentabilidade e esporte.
O hotel foi idealizado pelos empresários franceses Jean-Michel e Celian Chaufour, mesmos fundadores do primeiro e luxuoso hotel de Fortim, o Vila Selvagem, que se encantaram pela beleza do município e enxergaram o potencial turístico do jovem município de Fortim. “Quando vi essa natureza intocável, com a visão das dunas de Canoa Quebrada, o rio Jaguaribe, navegável e com imensos canais maravilhosos com peixes, ostras, frutos do mar e tudo a um braço de mergulho, eu imediatamente percebi que este local guardava um potencial turístico esplêndido”, comenta Jean-Michel Chaufour, sócio fundador.
Projetado para manter a cultura local sempre presente e a natureza preservada, a estrutura do Jaguaribe Lodge é feita em madeira reflorestada, e foi construído de forma suspensa, justamente para manter as dunas do local intocadas. A cobertura é feita com palhas de carnaúba, árvore típica da região.
O hotel também se destaca pela estrutura voltada ao kite surf. “O rio Jaguaribe, abrindo para o oceano, oferece um braço de mar excepcional para a aprendizagem do kitesurf”, comenta Celian Chafour, sócio-fundador. O empreendimento ganhou título de centro de Kite Surf Internacional IKO, e oferece aulas para iniciantes e locação de equipamentos. Graças ao vento constante e a temperatura da água de 28 graus durante o ano todo, o local é um verdadeiro paraíso para kitesurfistas.
Eco Lodges
Os 22 amplos Lodges construídos sobre palafitas e amplamente abertos para o mar são divididos em Lodge Oceano (casal), que acomodam até 4 pessoas e Lodge Família (quarto duplo), que acomodam até 6 pessoas.
Todos os lodges possuem muxarabis, que permitem a abundante circulação da brisa fresca do mar e dispensam o uso de ar condicionado, diminuindo assim a emissão de poluentes no ar. Outro detalhe, não há televisão.
O hotel também possuí um restaurante com vista para o mar, um bar espetacular em frente às acrobacias dos kite surfistas profissionais, um spa com salas de massagem, ofurô, sala de tratamento de beleza e espaço de ioga, além de uma piscina semiolímpica com bar e muitas áreas de descanso.